Don Albino Neves decifrando os mistérios da Ordem
A história da criação do Gran Priorato Templário do Brasil – Cavalaria Espiritual São João Batista – GPTB-CESJB no Brasil tem uma ligação direta com o Gran Prior, Legado Magistral, Mestre Templário e hoje 52º Grão-Mestre da OSMTH Magnum Magisterium Don +++Albino Neves.
Não que busquemos creditar a uma pessoa um mérito especial, não é esse o objetivo, mas, sim, o de levar a todos Irmãos e postulantes as informações de como tudo que acontece na vida obedece a um plano divino. Assim sendo, cada homem e cada Templário é preparado por Deus para a missão a ele destinada.
Don Albino Neves Sempre em busca dos mistérios da Ordem do Templo
Durante sua vida de jornalista e escritor, Albino Neves sempre foi um “Cavaleiro Solitário”, sem que nem ele mesmo o soubesse.
Don Albino Neves na Church Templi (Inglaterra) onde estão enterrados muitos Cavaleiros
O que é um Cavaleiro Solitário? Um Guerreiro da Luz que carrega o Beauseant (estandarte da Ordem), de forma simbólica, mas ao mesmo tempo representativa. Alguém que luta contra as injustiças sociais, contra o autoritarismo, o abuso de poder, os desmandos e contra o mal, tendo como única arma o seu ideal de fazer deste mundo um mundo mais humano, mais justo e mais equilibrado. Alguém que dá a sua vida pelo ideal de amar ao próximo como a si mesmo. Alguém que defende a vida em todos os sentidos, não apenas a vida humana, mas todas as vidas, quer dos animais, vegetais e do meio ambiente como um todo. Alguém que acredita que este mundo só pode se tornar ideal se todos viverem bem, se houver mais amor e respeito no coração da humanidade.
Mas, tudo na vida tem um preço e, em seu caso, o preço de sua luta foram a privação de sua liberdade algumas vezes, além de calúnias, perseguições e ameaças de morte. Mas, prevaleceu a verdade e o bem, que resultaram em centenas de títulos de cidadanias, de benemérito, além de Comendas e o de Consl e Conde. Parte de sua vida e lutas encontram-se no livro intitulado “O Andarilho – A viagem rumo ao infinito” que retrata de forma sucinta, mas, satisfatória.
Don Albino Neves no Poço Iniciático
O objetivo da narrativa é mostrar que a noite pode ser longa, mas o sol sempre desponta para aquele que crê, aquele que trabalha com amor no coração, que não deixa que o seu coração se contaminar com a inveja, a maledicência, a vaidade, o mal seja ele da forma que for.
A ligação do Cavaleiro Solitário Albino Neves com a Ordem surgiria aos 44 anos quando peregrinou pelo Caminho de Santiago de Compostela, no inverno de 1999, onde conheceu mais de perto a história da Ordem do Templo e encontrou alguns Cavaleiros Templários, entre eles o Gran Prior Internacional Fr.+++ V.M.Iacopo GPIT-SMOTH, sem que o soubesse.
Depois de muitos anos de trabalho e dedicação Albino Neves foi nomeado de Gran Prior do Brasil e recebeu a Carta Magna elevando o Priorato para Gran Priorato Templário do Brasil.
Ainda sobre suas peregrinações também percorreu a pé o Caminho de Santiago, o Caminho de Fátima, os Passos de Anchieta, no Espírito Santo, os Passos de Jesus, em Israel e Palestina, os Passos de Pedro, na Itália e Vaticano, trechos dos passos de Moisés, no Oriente Médio, a Trilha dos Sacerdotes Incas, no Salkantaya – Peru, além de ter reativado a rota de peregrinação do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil percorrido por milhares de peregrinos do Brasil e do Mundo. Também dedicou parte de sua vida em visitar vários santuários e castelos na Europa em diversos países, a maioria deles construídos pela Ordem do Templo e/ou com fortes ligações com ela. Assim, sem saber, foi sendo preparado para a missão a ele destinada.
Don Albino Neves no Muro das lamentações com o Templário Fr.+ Eustáquio Palhares.
Em 2001 ao retornar de sua peregrinação em Israel e palestina onde percorreu os lugares em que o Mestre Jesus Cristo peregrinou durante o Seu ministério, foi-lhe intuído remontar uma antiga rota de peregrinação percorrida pelos índios em direção à Montanha Sagrada do Brasil, a qual recebeu o nome de Caminho da Luz, o Caminho do Brasil e que recebe milhares de peregrinos anualmente do Brasil e exterior.
Don Albino Neves com Irmãos e Irmãs Templários de outros países junto ao monumento em homenagem aos Templários, a São João Batista e ao peregrino idoso um dos sete monumentos doados por ele ao longo da rota de peregrinção do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil.
Iniciado pelo Fr.+++ V.M. Iacopo, então Gran Prior do Gran Priorato Internacional Templário Jacques De Molay – SMOTH em Palma de Mallorca – Espanha, onde viveu o Rei Templário Jaime I e onde se encontram muitos mistérios e pegadas da Ordem do Templo, a exemplo de Tomar - Portugal, da Church Templi – Inglaterra, Rosslin – Escócia, Toledo – Espanha lugares que o Don Albino Neves já esteve em visita e pesquisas.
Don Albino Neves sempre em contato com o sagrado.
O “Cavaleiro Solitário” não esperava que ao ser Iniciado como Cavaleiro Templário no Monastério de La Real y La Secar, em Mallorca, recebesse a seguir a missão de ser nomeado Prior do Brasil da GPIT-SMOTH e a seguir Membro do Conselho da Ordem, foi pego de surpresa, mas tudo isso estava ligado a missão a ele destinada.
A partir dali, inicia-se uma nova fase em sua vida, a preparação para algo maior. Essa nova preparação durou dois anos, tempo necessário para que o então Prior Fr.++ Albino Neves começasse a deixar o guerreiro adormecer um pouco, para que o Monge pudesse despertar. Durante este tempo tratou de construir a sede do então Priorato Templário do Brasil, hoje Complexo Templário jacques De Molay.
Complexo Templário jacques De Molay construído e doado por Don Albino Neves à Ordem
Em 24 de junho de 2012, dia de São João Batista acontecia a primeira Iniciação Templária no GPTB-CESJB que contou com a presença do Gran Prior Internacional Fr.+++V.M. Iacopo, do Ascário do GPIT Fr.++José Antonio Rodrigues e do então Prior do Chile Fr.++Claudio Chinchón, sendo iniciados os primeiros nove Cavaleiros e as primeiras quatro Damas Templárias.
Em 22 de novembro de 2013, após a segunda Iniciação Templária, o Gran Prior Fr.+++ V.M. Iacopo nomeia o Fr.+++Albino Neves. Gran Prior do Brasil e assina a Carta de Instalação do GPTB-CESJB e a sua vinculação ao GPIT-SMOTH.
Em um encontro com o Grão-Mestre Don Fernando Pinto Pereira de Sousa Fontes, surge daí uma grande amizade e este nomeia o Fr.+++Albino Neves Magnus Oficcialis e anuncia sua nomeação pela OSMTH-Magnum Magisterium como Legado Magistral (seu representante oficial) para o Brasil
Essa união da GPIT-SMOTH e OSMTH-magnum Magisterium possibilitou ainda em 2015 ser realizado na sede do GPTB-CESJB, o I Encontro Templário da América Latina que contou com representantes da América do Sul e Europa, ocasião em que face ao trabalho desenvolvido em favor da Ordem e da União Templária da América Latina o Fr. +++Albino Neves recebeu a Gran Cruz do GPTC das mãos de Sua Alteza Real o Príncipe Fr. +++ Francisco Platoni, que também o nomeou Consul do Brasil da Casa Platoni e Conde de Belfort.
Don Albino Neves com S.A.R. Francisco Platoni
“Nunca trabalhei com o objetivo de alcançar qualquer grau dentro da Ordem, ser um Cavaleiro Templário muito me honra e isso é o suficiente” garante o Grão-Mestre Don Albino Neves afirmando ainda “a primeira coisa que aprendemos quando somos iniciado é que ‘nada deve ser para nossa honra, mas pela e para a Glória e Honra do Senhor’ e assim continuamos nossa jornada”.
“Como Gran Prior, Legado Magistral e Mestre Templário buscamos ser o mais humildes dos servos de Deus, exemplificar através de nossas ações que em qualquer situação o diurigente deve sempre carregar os fardos e as pedras mais pesadas para a construção do Templo e, se assim não for, é porque não compreendeu o que é ser um Soldado de Cristo” garante o Grão-Mestre “isso meus Irmãos podem falar melhor do que eu mesmo”.
Em 2017 o 51º Grão-Mestre Dom Fernando de Sousa Fontes nomeou o Fr.++ Albino Neves, Mestre Templário e disse-lhe que "o seu trabalho é um exemplo não só para o Brasil, mas para o mundo", tendo o Mestre Templário dito que ele era apenas um servo e que toda a Glória e Honra a Deus pertence.
Don Fernando de Sousa Fontes faleceu em 18 de maio de 2018 e, para a surpresa do Fr.++ Albino Neves, em 18 de agosto de 2018, em uma homenagem póstuma ao Grão-Mestre, atendendo a sua própria vontade, sua filha Suzana Sendin Fontes abriu a Carta Testamento deixada por seu pai e nela continha Diplomas assinados por Don Fernando com as seguintes nomeações:
Grão-Mestre: Albino Neves (Brasil)
Princesa Regente:Maria Suzana Sendim Figueiredo Pinto de Fontes (Espanha/Portugal)
Coadjutor Magistral Geral: Padre Manuel Lópes Botelho (Portugal)
Legado Magistral Geral: Alexey Andreyev (Rússia)
Conselheiro Magistral Geral: Nenad Dadovic (Sérvia)
Inspetor Magistral Geral: Patrick Jouve (França)
Mestre de Cerimônia Magistral: Maria da Glória Nunes dos Santos (Portugal).
Momentos de Don Albino Neves:
Don Albino Neves colocando a Venera em Don Fernando de Sousa Fontes.
Don Albino Neves Orando no Santuário de Fátima.
Don Albino Neves deixa gravado em livro proprio uma homenagem a Don Fernando.
Don Albino Neves com Padre Edimilson e o Gran Prior Fr.++Victor Manuel.
Don Albino Neves com o Mestre do Templo Don Robert na Church Templi.
Don Albino Neves em Oração
Com Templários no marco inicial da rota de peregrinação do Caminho da Luz.
Don Albino Neves recebe a medalha de Membro da Confraria do Apóstolo Santiago
Na Catedral de Fátima.
Castelo Templário em Guimarães onde nasceu Portugal
Don Albino Neves com o Bispo Don Emanuel Messias e os Padres Junciano e Jamir
no monumento doado em homenagem a São Mateus e o peregrino criança em Faria Lemos.
Don Albino Neves com o Bispo Don Hélio na inauguração do Monumento à Santa Luzia.
Don Albino Neves com o Bispo Don Emanuel Messias e o Padre Edmilso na inauguração
do Monumento em homenagem a São Sebastião em homenagem ao peregrino cavaleiro.
Distribuindo presentes para as crianças no Dia de Natal.
Em Toledo - Espanha
Don Albino Neves no Santo Sepulcro
Com os Irmãos Antonio Cesar, Lucas Izoton e Eustáquio Palhares
no Templo onde nasceu a Ordem do Templo em Jerusalém.
Don Albino Neves Igreja do Pai Nosso, Monte das Oliveiras.
Don Albino Neves com Don Fernando de Sousa Fontes, eterna gratidão!