ATA Constitutiva do Gran Priorato Templário do Brasil – Cavalaria Espiritual São João Batista

Iniciações_15.jpg

Aos 25 dias do mês de janeiro de 2014, às 16:00 horas realizou-se na Chácara Luz da Manhã, Rua dos Cavaleiros Templários, S/N, Bairro Santa Maria, Carangola/MG uma Assembleia Geral do Gran Priorato Templário do Brasil – GPTB, atendendo à convocação feita dentro do prazo regimental com a finalidade de eleger a direção do Gran Priorato Templário do Brasil – GPTB, fazer a leitura Constitutiva que levou a instalação da Ordem no Brasil e aprovar  os Estatutos, Regimento Interno e o Termo de Adesão entre os Gran Prioratos Internacional e do Brasil.

Cumprindo a pauta estabelecida foi eleita por unanimidade a direção do GPTB ficou assim constituída: Gran Prior – Fr. +++ Albino Neves, Vice Priores – Fr. ++ Adaniel Barbosa,  Mestre de Cerimônias – Soror ++ Cátia dos Santos Santiago...

Após a eleição foi lido o histórico constitutivo que levou a instalação da Ordem no Brasil: Em 11 de novembro de 2010, aconteceu a Iniciação do Frater  - Fr. Albino Neves em Palma de Maiorca - Espanha, sede do Gran Priorato Internacional Templário - GPIT. No dia 13 do mesmo mês e ano, foi nomeado Prior do Brasil e Membro do Conselho Internacional.

Em 2012 o Fr. ++ Albino Neves construiu o Templo sede da Ordem dos Cavaleiros templários no Brasil, cito à Rua dos Cavaleiros Templários, s/n, Chácara Luz da Manhã – Bairro Santa Maria – Carangola/MG. O Templo ganhou o nome de Priorato Templário do Brasil – Cavalaria Espiritual São João Batista. A inauguração aconteceu no dia 01 de junho de 2012 e teve a presença do Gran Prior Internacional, do Gran Priorato Internacional Templário – GPIT Jacques de Molay, Fr. +++ V. M. Chacopino, do Ascário Internacional,  Fr. ++ José Antônio Rodrigues, do Prior do Chile, Fr. ++ Claudio Chichón e do Prior do Brasil, Fr. ++ Albino Neves.

Nos dias 01, 02 e 03 de junho de 2012, aconteceram as primeiras iniciações, tendo sido Iniciados dez Irmãos e quatro Irmãs (Fraters e Soros.

A Iniciação Pública dos Fraters e Soros aconteceu no dia 3 de junho de 2012, na Igreja São João Batista, em Caiana/MG, em Missa celebrada pelo Padre Edimilson José da Silva.

Após a Missa foi inaugurado pela Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz – ABRALUZ, um monumento em homenagem ao Padroeiro da cidade e do Priorato - São João Batista abençoando um peregrino idoso, um Cavaleiro Templário, escultura do escultor Afonso Barra, e que foi patrocinada e doada ao povo de Caiana e aos Templários pelo Fr. ++ Albino Neves e a ABRALUZ. Participaram da inauguração entre outros o Padre Edimilson, os Prefeitos Sebastião Salles Rodrigues (Caiana) e Patrick Neil Drumond Albuquerque (Carangola), o Gran Prior Fr. +++ V. M. Chacopino, o Ascário Internacional,  Fr. ++ José Antônio Rodrigues, o Prior do Chile, Fr. ++ Claudio Chichón, o Prior do Brasil, Fr. ++ Albino Neves, os Fraters e Soros Iniciados e a comunidade local,.

Nos dias 22,23 e 24 de novembro de 2013 aconteceram as Iniciações de novos Fraters e Soros.

As Iniciações tiveram a presença do Gran Prior Internacional, do Gran Priorato Internacional Templário – GPIT Jacques de Molay, Fr. +++ V. M. Chacopino que nomeou publicamente no dia 24 de novembro o Fr. +++ Albino Neves, Gran Prior do Brasil.

Após a nomeação foi assinado pelos Gran Priores Internacional, do GPIT Jacques de Molay, Fr. +++ V. M. Chacopino e Fr. +++ Albino Neves, do GPTB o termo de Adesão entre o GPIT e GPTB.

Após o término da leitura de constituição e histórico de instalação, foi feita a leitura do Estatuto, do Regimento Interno e do Termo de Adesão assinado entre o GPIT e o GPTB, sendo o Estatuto apreciado e aprovado composto de 43 (quarenta e três Artigos) e o Regimento Interno também apreciado e aprovado composto de 100 (cem Artigos) ambos em conformidade com o GPIT e a Supremus Militares Ordo Templi Hierosolymitani – SMOTH. O Estatuto e Regimento Interno foram aprovados por unanimidade dos Irmãos e Irmãs presentes, os quais assinaram seus nomes no livro de ATAs no ato de suas chegadas. Na ocasião também foi apresentada a Carta Constitutiva do GPTB e a nomeação do Gran Prior do Brasil pelo GPIT - SMOTH.

Nada mais havendo a tratar lavrou-se a presente ATA que após lida e aprovada e assinada pelo Gran Prior do Brasil, o Senescal, Chanceler e Mestre de Cerimônias.

O Estatuto encontra-se registrado no Cartório de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas, na Comarca de Carangola Protocolo nº A-4 às Folhas 289 sob o nº de Ordem 26.462 em 10 de fevereiro de 2014.

A Carta Constitutiva do Gran Priorato Templário do Brasil – Cavalaria Espiritual São João Batista foi concedida pelo GIPT-SMOTH no dia 09 de novembro de 2013.

O Termo de adesão entre o Gran Priorato Templário do Brasil – Cavalaria Espiritual São João Batista, pelo Gran Prior F+++ Albino Neves  e o Fr. +++ Victor Manuel Chacopino Ramos pelo Gran Priorato Internacional Templário – SMOTH Registrado no Ministério do Interior da Espanha Nº602818, com sede em Mancor de La Vall, Isla Baleares foi assinado em Mancor de La Vall em 18 de novembro de 2013 e ratificado no Brasil em 10 de fevereiro de 2014 com o Registo do Estatuto do GPTB-CESJB de acordo com o estabelecido no Estatuto do GPIT-SMOTH.

Desde então, todas as Iniciações e direção de todos os trabalhos da Ordem no Brasil ficou a cargo do GPTB-CESJB, que após a assinatura do acordo em Mancor de La Vall, adquiriu autonomia em todas as suas ações, preservados os compromissos firmados com o GPIT-SMOTH. 

Em 2015 reconhecendo o trabalho que vem sendo realizado pelo GPTB-CESJB o Gran Prior F+++ Albino Neves recebeu do Grão-Mestre Dom Fernando Campello Pinto Pereira de Sousa Fontes a incumbência de ser seu representante no Brasil, para isso o nomeu Magnus Oficcialis da OSMTH-Porto e Legado Magistral conforme anunciou de viva voz ao enviar uma mensagem aos Templários do Brasil.

Na ocasião o Gran Prior F+++ Albino Neves entregou nas mãos de Dom Fernando o estandarte do GPTB-CESJB.

https://www.youtube.com/watch?v=looI6PKTwCI