Carta Constitutiva

O Complexo Templário do Gran Priorato Templário do Brasil (GPTB) – Cavalaria Espiritual São João Batista (CESJB) está situado à Rua Dr. Osmar Vasconcelos, S/N, Chácara Luz da Manhã, Bairro Santa Maria, Carangola/MG/Brasil.

O GPTB-CESJB está registrado no Cartório de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas, na Comarca de Carangola, Minas Gerais, Brasil sob o Protocolo no A-4 às Folhas 289 sob o no de Ordem 26.462 em 10 de fevereiro de 2014 e vinculadoGran Priorato Internacional Templário Jacques De Molay (GPIT) – SMOTH em documento assinado em Mancor de La Vall, Palma de Maiorca – Espanha em 09 de novembro de 2013 e ratificado no Brasil. O GPITJDM-SMOTH encontra-se devidamente registrado no Ministério do Interior da Espanha sob o No602818 e tem sua sede em Mancor de La Vall, Isla Baleares.

A Carta Constitutiva do Gran Priorato Templário do Brasil – Cavalaria Espiritual São João Batista foi entregue no dia 18 de novembro de 2013 nas mãos do Gran Prior do Brasil Fr.+++ Albino Neves pelo Gran Prior Internacional Fr.+++ V.M.Iacopo GIPT-SMOTH.

Em janeiro de 2015, o 51o Grão-Mestre Don Fernando Campello Pinto Pereira de Sousa Fontes, em reconhecimento ao elevado trabalho realizado pelo GPTB- CESJB resolveu nomear o Gran Prior Fr.+++Albino Neves Magnus Officialis, ocasião em que anunciou, sua nomeação como Legado Magistral (seu representante legal) para o Brasil pela OSMTH-Porto.

Essa união da GPIT-SMOTH e OSMTH-Porto possibilitou ainda em 2015 ser realizado na sede do GPTB-CESJB, o I Encontro Templário da América Latina que contou com a presença de Templários representantes da América do Sul e da Europa.

A produção de um Manual Templário de orientação, condução e direção dos trabalhos que está sendo elaborado e coordenado pelo Gran Prior Fr.+++Albino Neves faz parte da missão a ele destinada com o apoio, incentivo e orientação de seus superiores hierárquicos e tem a finalidade de alinhar os ritos, estudos, trabalhos e reuniões do Templo no Brasil e na América Latina. Desta forma, as Tercias, Comendadorias, Prioratos e Gran Prioratos vinculados ao GPTB-CESJB seja através da OSMTH-Porto ou do GPIT-SMOTH poderão ter acesso aos estudos primitivos, principalmente no que tange aos estudos de elevação espiritual e graus hierárquicos, muitos dos quais eram praticados no Cristianismo Primitivo.