Quem Somos

A primeira sede dos Cavaleiros Templários, foi a Mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém, o Monte do Templo, o Dolmo da Rocha. Os Cruzados chamaram-lhe de o Templo de Salomão, pois ele foi construído em cima das ruínas do Templo original dos hebreus. Foi por ter residido e surgido naquele local sagrado para judeus, muçulmanos e católicos, durante nove anos que os cavaleiros receberam o nome de Cavaleiros Templários, Cavaleiros do Templo de Salomão ou Cavaleiros de Cristo.

O primeiro Grão-Mestre foi Hugo de Payns em 1118 e Jacques De Molay o 23o Grão-Mestre foi o Mártir que morreu queimado vivo, em frente à Catedral de Notre Dame em Paris, em 1314 devido a ambição do rei Filipe IV, o Belo.

O 51o Grão-Mestre desde 1960 até os dias de hoje é Dom Fernando Campello Pinto Pereira de Sousa Fontes, da OSMTH-Porto reconhecido em mais de 70 países do mundo.

O Gran Priorato Templário do Brasil (GPTB) – Cavalaria Espiritual São João Batista (CESJB), cujo Templo (onde se realizam as reuniões privadas da Ordem) e a Sala de Vela de Armas - 51o Grão-Mestre Dom Fernando Campello Pinto Pereira de Sousa Fontes - (onde o postulante entra a primeira vez em contato com a Ordem, para refletir se está disposto a seguir as regras da Ordem e ser um fiel Soldado de Cristo) ambas as construções são em estilo medieval, todas construídas em pedras e foram sagradas em 1o de junho de 2012, pelo Gran Prior Fr.+++V.M. Iacopo, do Gran Priorato Internacional Templário (GPIT) Jacques De Molay - Supremus Militares Ordo Templi Hierosolymitani – SMOTH.

O Complexo Templário Jacques De Molay conta também com a Ermida Santa Maria Madalena, inaugurada em 31 de dezembro de 2015, também construída em estilo Medieval.