De forma sintetizada e simples, expomos neste link e sub-links, alguns dos princípios da Ordem do Templo. Não se tem outro objetivo que não que não seja o de mostrar aos que fazem parte da Ordem e aos Postulantes que de nada adianta estar ou querer penetrar nos portais do Templo sem que haja uma vontade ardente de renascer, de ser outro, de nascer em espírito, de seguir os ensinamentos do Cristo.
Os princípios são básicos e se tivéssemos que sintetizá-los, diríamos que bastariam os dois fixados por Nosso Senhor Jesus Cristo: “temor a Deus” e “amor ao próximo”. Portanto, sem a busca ardente de tais princípios, dificilmente torna- se possível se tornar um Iniciado Crístico.
Aqueles que vestem o manto branco ou que pretendem vesti-lo e não observam tais princípios básicos, passarão pela Ordem como muitos, sem nada ver e sem nada descobrir. Em contrapartida, aqueles que observam tais princípios, continuarão avançando em direção à descoberta do Graal e tomarão parte de uma categoria de Iniciados que descobriram a luz anunciada por Jesus através da expansão de suas consciências.