No fim do ano de 2017, Albino Neves, Mestre Templário do Brasil entregou a Dom Fernando Campello Pinto Pereira de Sousa Fontes (in memoriam) Grão-Mestre o relatório anual de atividades do Gran Priorato Templário do Brasil – Cavalaria Espiritual São João Batista, como o tem feito todos os anos.
No relatório, foram mostrados o trabalho na criação das várias Comendadorias instaladas no Brasil, foi entregue um diploma e uma Venera ao Grão-Mestre numa demostração do reconhecimento e da obediência do GPTB-CESJB à OSMTH.
Também foram entregues as flâmulas dos brasões de algumas das Comendadorias do Brasil entre outros documentos. Ao receber o relatório o Grão-Mestre disse que o Gran Prior Fr.+ Albino Neves “trabalhou e ultrapassou o previsto”. Nesta hora foi dito ao Grão-Mestre que trabalhar exige sacrifício e que ele era um exemplo disso trabalhando sempre a favor da Ordem com 89 anos.
Durante o encontro o Grão-Mestre lembrou da ligação do Brasil e Portugal e disse que seu bisavô (que morreu por volta dos anos de mil e oitocentos e oitenta) esteve no Brasil por ocasião em que os reis de Portugal estavam em disputa pelo reinado e quando voltou ao Porto-Portugal, “meu bisavô ajudou a construir a Igreja de Nossa Senhora da Lapa onde tem um jazido da família”. Lá estão os restos mortais de Dom Fernando que veio a falecer no dia 18 de maio de 2018.
Momento da entrega do relatório no Youtube